Ford aposta na eletrificação do segmento de transporte com a versão elétrica disponível em furgão e chassi
São Paulo – Após testar a E-Transit com potenciais clientes do Brasil, Argentina e Chile, a Ford fechou a primeira grande venda para um mesmo cliente, não divulgado, que adquiriu trezentas unidades. As primeiras cem serão entregues até o fim do mês, segundo afirmou Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da companhia para a América do Sul.
A expectativa agora é fechar novos acordos ao longo do ano: “Estamos trabalhando para aumentar os lotes de importação da E-Transit, pois esse primeiro já foi todo comercializado. Novos pedidos deverão ser atendidos em um prazo de 150 dias”.
A estratégia da Ford mira, inicialmente, grandes empresas que precisam ampliar sua frota com elétricos para reduzir suas emissões. Segundo o diretor muitas estão fazendo este movimento ou substituindo parte da frota a combustão por modelos elétricos. Em um segundo momento, segundo Lastra, empresários e motoristas autônomos poderão adotar o elétrico pelo menor custo de manutenção e por quilômetro rodado.
Outra aposta da Ford com a E-Transit é a maior quantidade de itens de série comparado com seus concorrentes. É a única do segmento que oferece conectividade de série e sem custo para o cliente, sendo possível coletar diversos dados da operação a partir do Ford Pro.
Também existe uma rede dedicada aos veículos comerciais para um atendimento exclusivo. Esse tipo de veículo precisa ficar parado o menor tempo possível, pois quanto mais ele roda mais rápido o investimento se paga na comparação com um veículo a diesel, uma vez que a versão elétrica custa mais do que o dobro.
A Ford E-Transit é vendida na configuração furgão, com cinco opções de capacidade volumétrica. Quase todas podem ser dirigida por um motorista com CNH B, pois seu PBT é de 3,5 toneladas. A exceção é a versão chassi cabine, que pode receber um implemento e que possui PBT de 4,2 toneladas. Neste caso, o motorista precisa ter a categoria C em sua CNH.
Todas as configurações são equipadas com motor elétrico de 269 cv de potência e quase 40 quilos de torque, garantindo um bom desempenho para as entregas urbanas. Sua autonomia declarada no Brasil fica em torno de 200 quilômetros, de acordo com as medições do Inmetro, suficiente para atender as demandas dos clientes que, em média, rodam 150 quilômetros por dia. A recarga em um carregador rápido vai de 0 a 80% em apenas 34 minutos, enquanto em um carregador lento é possível chegar a 100% de autonomia em oito horas.
O preço inicial da E-Transit furgão é de R$ 542 mil, enquanto a E-Transit chassi cabine parte de R$ 562 mil.