Linha produzirá modelos de carregadeiras com mais tecnologia embarcada
São Paulo – A fábrica da Volvo CE instalada em Pederneiras, SP, recebeu uma nova linha de produção de carregadeiras de rodas para localizar a manufatura das novas L60H, L70H e L90H, junto com as versões maiores do equipamento. A nova linha e a localização de novos equipamentos fazem parte do atual ciclo de investimentos do Grupo Volvo no Brasil, de R$ 1,5 bilhão, iniciado em 2023 e previsto para até 2025, de acordo com seu presidente para a região, Luiz Marcelo Daniel.
Segundo o executivo a instalação da nova linha era necessária para expandir o portfólio de carregadeiras nacionais, assim como o avanço com a tecnologia embarcada para também atender às demandas de outros mercados, pois 50% da produção brasileira são exportados para diversos mercados além da América Latina:
“Investimos para produzir os equipamentos com o mesmo nível tecnológico das fábricas instaladas na Suécia e nos Estados Unidos. A nova linha permite que as carregadeiras tenham mais conectividade, com capacidade para trocar dados com outros equipamentos da Volvo CE e de outras marcas, se conectando também com a central que monitora os dados de operação”.
As novas carregadeiras nacionais foram apresentadas durante a M&T Expo 2024, feira de máquinas de construção, mineração e pavimentação, realizada no São Paulo Expo, de 23 a 26 de abril. No evento a Volvo CE também mostrou a carregadeira elétrica média L120, que está em fase de tropicalização e com início de vendas programado para o fim do ano ou começo de 2025, segundo o presidente, que acredita em uma forte demanda por este equipamento no País.
E a Volvo CE está fazendo uma aposta alta no segmento de máquinas elétricas, com o lançamento da carregadeira elétrica compacta L25 e da escavadeira elétrica compacta ECR25, ambas já à venda. Testes da companhia mostraram que os equipamentos têm operação mais rápida do que os similares a diesel, são bem mais silenciosos e não emitem poluentes durante o trabalho.
De acordo com Luiz Marcelo Daniel o futuro das máquinas de construção não será 100% elétrico, mas existe espaço e diversas operações podem migrar das máquinas a combustão para as elétricas. De olho neste movimento a Volvo CE tem como meta eletrificar 30% do seu portfólio global até 2030, quando espera ter reduzido em 35% as suas emissões.
A longo prazo a empresa também busca novas tecnologias de descarbonização, como o uso de hidrogênio para alimentar o motor das suas máquinas. Outra solução que está sendo testada é o uso de máquinas elétricas cabeadas, que ficam ligadas na tomada enquanto operam.