Ex-diretor comercial da Iveco sucede a Marco Rangel, transferido a Turim, na Itália, para assumir posição global com a gestão de clientes estratégicos, como CNH Industrial
São Paulo – O ex-diretor comercial da Iveco no Brasil, Carlos Tavares, é o novo presidente da FPT Industrial para a América Latina. Com trajetória de mais de três décadas no setor automotivo e, desde 2021, no Grupo Iveco, sucede a Marco Rangel, que ocupava o posto desde 2015 e foi transferido para Turim, Itália, a fim de assumir posição global com a gestão de clientes estratégicos, como CNH Industrial.
Engenheiro mecânico e mestre formado pela PUC-RJ com MBA pela FIA/USP, Tavares traçou como seus principais objetivos a ampliação da presença da FPT em projetos com montadoras da região, a conquista de novos clientes principalmente no segmento de pesados e do agronegócio e a extensão do portfólio de motores movidos a combustíveis alternativos, principalmente no que tange ao etanol, gás natural e biometano.
Em entrevista à Agência AutoData o executivo rememorou que sua trajetória foi calcada na indústria automotiva, tendo passado por concessionárias e montadoras: “Sempre estive envolvido com as áreas de atendimento a clientes, vendas de peças e serviços, telemetria, contratos de manutenção. Então essa bagagem financeira, de vendas comerciais e da área mais técnica esteve conectada com o meu DNA o tempo todo”.
A oportunidade de assumir o negócio da FPT foi bastante natural, avaliou Tavares: “Embora seja um próximo passo bastante robusto não há mudanças culturais nem comportamentais, porque nós estamos falando do mesmo grupo que tem como proposta oferecer soluções ao cliente. O pai é o mesmo, o Grupo Iveco”.
O executivo disse parecer que foi preparado para que chegasse a esse momento: “Casou como uma luva perfeita. Sinto-me bem integrado e fico muito feliz de ter tido a possibilidade de poder participar do processo e de ser a pessoa que a empresa entende que neste momento é a mais adequada para conduzir o novo passo que a FPT precisa dar”.
O cargo de diretor comercial da Iveco, que Tavares havia assumido no ano passado, por enquanto será acumulado pelo presidente da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli.
Aposta no motor a etanol para trator e também para caminhões
Tavares, que está na Agrishow, realizada em Ribeirão Preto, SP, de 29 de abril a 3 maio, afirmou que um dos produtos expostos que mais têm despertado o interesse dos visitantes é o motor a etanol, uma vez que a região concentra sua produção e, portanto, o combustível é mais barato para suas operações:
“Ele é real e existe. Não é um conceito nem um sonho”. Ele ressaltou que existe importante volume de usineiros no Brasil, concentrados na Região Oeste de São Paulo, no Norte de Paraná e no Nordeste: “Estamos falando de um nicho muito específico.”
Desenvolvido em parceria com a CNH Industrial e uma usina de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo a perspectiva é que até o fim do ano sejam finalizados os testes do Motor Cursor 13 a etanol para dar garantia de longevidade, desempenho e consumo, e que a produção comece no início de 2025.
A ideia é também levar este produto para ser experimentado por outros clientes e de áreas distintas, para fazer com que ele rode em ambientes diferentes. O motor pode ser aplicado em tratores e o intuito é que também possa ser usado para repotenciamento, caso o usineiro tenha um caminhão no qual deseje instalar o motor a etanol:
“Nada impede que ao longo do ano que vem comecemos a fazer o mesmo trabalho para caminhões. Por ser um veículo vocacional ele precisa levar bomba de água, semente, cana. Se movimenta dentro da usina, está do lado de uma bomba de abastecimento do álcool.”