São Paulo – O Grupo BMW montará baterias de alta voltagem em sua fábrica mexicana de San Luís Potosí, que também produzirá modelos da nova geração Neue Klasse. 800 milhões de euros estão sendo investidos na expansão da unidade, que em 2027 entregará o primeiro modelo da nova geração.
Segundo Milan Nedeljkovic, integrante do Conselho de Administração responsável pela produção, a ideia é produzir localmente as baterias juntamente com os veículo elétricos, seguindo o princípio local for local: “A montagem de baterias em San Luis Potosí fará parte de nossa rede de produção global. Apenas para nossa nova sexta geração de e-drive estamos construindo cinco locais em três continentes”.
San Luis Potosí se junta a Debracen, Hungria, a Shenyang, China, a Spartanburg, Estados Unidos, e a Irlbach-Straßkirchen, Alemanha, como locais de montagem de baterias de alta voltagem de sexta geração BMW. Curtas distâncias, alega a empresa, ajudam a reduzir a pegada de carbono da logística do transporte.
As células usadas nos Neue Klasse serão redondas: segundo a companhia aumenta a densidade de energia das células em 20% e melhora em 30% a velocidade de carregamento, bem como a autonomia em 30%.