São Paulo – Abril marcou o retorno do crescimento do mercado de veículos do Chile após vinte meses de quedas consecutivas. De acordo a Anac, que representa o setor automotivo no país, no mês passado foram vendidas 25,5 mil unidades, volume 30,6% maior do que o registrado em abril do ano passado e 8,5% superior às vendas de março.
Segundo a Anac o crescimento em abril foi puxado pela maior atividade econômica no Chile e pelas perspectivas mais otimistas com relação à inflação em 2024. Também houve o lançamento de novos modelos e versões, assim como a chegada de novas marcas, que ajudaram a aquecer a demanda.
No acumulado até abril as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 96,6 mil unidades, recuo de 12,9% com relação ao mesmo período do ano passado.
Pesados
Abril também foi positivo para a venda de caminhões, com 1 mil veículos comercializados, incremento de 13,7% sobre igual mês do ano passado e avanço de 24% na comparação com março. O acumulado do ano somou 3,8 mil unidades, volume 6,9% menor do que no primeiro quadrimestre do ano passado.
Já os ônibus registraram 150 vendas em abril, queda de 46,6% com relação a abril do ano passado e crescimento de 45,6% na comparação com março. De janeiro a abril foram vendidos 721 unidades, volume 44,4% menor do que o registrado em iguais meses de 2023.