São Bernardo do Campo, SP – 67 anos após montar o caminhão L75, o primeiro Scania produzido fora da Suécia, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a companhia celebrou a produção de meio milhão de unidades no Brasil. Saiu das linhas de São Bernardo do Campo, SP, em 5 de abril, um 460 R Super 6×2, devidamente adesivado, identificado e reservado para ser sorteado no Consórcio Scania em 2 de julho.
Negociar por meio de consórcio, em sorteio, foi a maneira que a Scania encontrou para possibilitar a seus clientes o privilégio de poder adquirir o Scania Brasil 500 mil. Segundo Alex Nucci, diretor de vendas da Scania Operações Comerciais, as duzentas cotas já foram comercializadas, por cerca de R$ 1,2 milhão cada. Os que não forem contemplados terão direito a retirar um 460R Super por meio da carta de crédito.
“Escolhemos o 460R Super por acreditar ser o nosso carro-chefe de vendas nos próximos anos. Foi uma longa discussão, mas optamos por um caminhão que o nosso cliente está acostumado a ver no dia-a-dia, em vez de uma versão mais potente.”
Inaugurada em 1962 a fábrica de São Bernardo do Campo produz 30 mil caminhões por ano, conta com 274 fornecedores e emprega 5,6 mil trabalhadores. Os Scania lá produzidos são exportados para trinta países, com destaque para Argentina, Chile, Peru e Colômbia. No ano passado voltou a exportar para o México, que estava sendo abastecido com caminhões da Europa e para onde foram enviadas 3 mil unidades.
Na história, porém, 52 países já receberam caminhões Scania made in São Bernardo do Campo, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Iraque e Cazaquistão. A unidade responde por cerca de 30% da produção global Scania.
Vendas em alta
A celebração dos 500 mil Scania produzidos no Brasil ocorre em meio a um bom momento da companhia no mercado local. As vendas de caminhões, até a quinta-feira, 23, cresceram 10%, mas a expansão da Scania foi de 80%, para 6,9 mil unidades.
Com o volume a empresa garantiu 30% de participação nos modelos pesados e 21% nos acima de 16 toneladas. Dos dez caminhões mais vendidos quatro são Scania: R 450, com 1,9 mil, R 450 Plus, 1,3 mil, R 460, 804, e 560R Super, 697.