Americana, SP – Enquanto projeta estabilidade para o segmento premium no mercado brasileiro em 2024, na comparação com o ano passado, a Audi persegue ganho de participação. Seu diretor de marketing e comunicação, Gerold Pillekamp, estima alta de um dígito nas suas vendas, puxado pelos lançamentos programados para o ano.
“Estamos lançando uma série de modelos no Brasil e, com este movimento, esperamos que as vendas aumentem”, afirmou o executivo em entrevista exclusiva para a Agência AutoData. “Os segmentos de SUVs e os modelos elétricos serão os principais responsáveis por puxar o avanço, mas outros, como os sedãs, também nos ajudarão.”
No caso dos SUVs o modelo mais vendido da Audi em 2023 foi o Q5, importado do México, mas o grande avanço em 2024 deverá vir do nacional Q3, com estimativa de vendas 45% superiores às do ano passado. Em 2023 o Q3 registrou 1,7 mil unidades comercializadas e o Q5 chegou a 2,2 mil.
A produção nacional do Q3 é feita na fábrica de São José dos Pinhais, PR, dividida com a Volkswagen. No futuro o SUV poderá ganhar companhia de novos modelos Audi pois a empresa monitora de perto o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação. Segundo Pillekamp o programa ajudará a indústria nacional a ganhar competitividade globalmente:
“Pode ser que no futuro o programa traga oportunidades de localizar novos produtos. Estamos sempre de olho, pois o Brasil é o nosso oitavo principal mercado”.