São Paulo – Um salão mais simples, sem grandes investimentos em atrações para os estandes e com foco no carro, suas tecnologias e no consumidor. Desta forma Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, acredita ser viável a participação da Chevrolet, terceira marca mais vendida no mercado brasileiro, na mostra – que pode, ou não, vir a ser chamar Salão do Automóvel.
O assunto está em discussão há alguns anos e começa a ganhar mais corpo, após sua realização ser cobrada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Reportagem recente da publicação AutoEsporte informou que a expectativa é realizar o evento no fim do ano que vem, próximo ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, e retornando ao Anhembi já revitalizado. Mas em outro formato.
Esta nova formatação é a discussão do momento, sobre o tema, nas mesas de reuniões das empresas e da Anfavea. A associação que representa as fabricantes, segundo apurou a reportagem, busca apoio também das associadas da Abeifa, dentre elas as marcas chinesas. Nada ainda está decidido, sequer se o evento sairá do campo das conversas.
Chamorro falou sobre a sua expectativa a respeito do evento reformulado: “Na minha visão não cabe mais um Salão como foi no passado, uma competição de quem tinha o melhor estande, de quem trazia as maiores atrações. Isto acabou, ficou no passado. Para termos de novo um salão precisamos focar no consumidor”.
De acordo com a AutoEsporte o salão teria estandes padronizados e proibição de ações com custos elevados, como shows com artistas famosos. A ideia também é que seja permitida a venda de veículos no Anhembi, ou no local onde for montado o Salão, bem como a realização de test drives.
Nestas condições, segundo Chamorro, a GM considera participar do evento. Reforço de peso, pois a companhia foi uma das que anunciou que deixaria de expor na mostra em 2020, antes mesmo de seu cancelamento.
O presidente concorda, também, que um salão é importante para aproximar o público das marcas e, inclusive, ajudar a explicar as tecnologias, especialmente neste momento de transição energética em que muitos brasileiros sequer sabem a diferença de híbrido para elétrico. Além de ajudar a manter a cultura do automóvel na população.
Enquanto o salão com a chancela da Anfavea não sai do papel eventos paralelos, em menor escala, ajudam os aficionados a matar a vontade. A partir da quinta-feira, 8, será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, mais uma edição do Festival Interlagos, onde algumas empresas vão expor e oferecer test drives aos 100 mil visitantes aguardados pela organização.