São Paulo – A Omoda Jaecoo, duas marcas do grupo Chery, anunciaram investimento de R$ 200 milhões para iniciar sua operação no Brasil, que atrasou um pouco: as vendas estão previstas para começar no primeiro trimestre do ano que vem. Os negócios iniciarão com modelos importados da China e vendidos em uma rede de mais de cinquenta concessionárias confirmadas, que serão administradas por grupos experientes que já atuam no segmento, como Sinal, Toriba, Amazonas, Carrera, dentre outros.
O valor anunciado será destinado à estruturação do escritório local, contratação dos funcionários e divulgação das duas marcas. Um novo investimento, maior que o primeiro, será anunciado em breve para a produção de veículos das duas marcas no País. Segundo o diretor de vendas Felipe Amaral a localização é fundamental para alcançar a meta de 30 mil clientes brasileiros por ano:
“As negociações da fábrica no Brasil estão sendo conduzidas pela nossa matriz chinesa e o assunto ainda é tratado em sigilo. Assim que for possível vamos divulgar os pormenores, mas tudo depende dos acordos que estão sendo discutidos”.
Existem grandes chances das duas marcas utilizarem a fábrica instalada em Jacareí, SP, uma vez que o grupo é dono de uma fatia da unidade que está fechada desde maio de 2022. À época a Caoa Chery informou que estava paralisando a produção na unidade para realizar adaptações que permitissem a produção de veículos elétricos a partir de 2025, ano em que Omoda e Jaecoo prometeram o início da montagem local, ainda em CKD, para avançar para uma produção 100% local no futuro.
As duas plataformas que serão instaladas no Brasil já foram definidas: uma é a Super Hybrid Platform, para produzir veículos híbridos com autonomia acima de 1,4 mil quilômetros e consumo abaixo de 4,5 litros a cada 100 quilômetros, com uma transmissão híbrida de três velocidades. A segunda linha de produção é a High Performance BEV Platform, que será usada para produzir veículos elétricos com autonomia superior a 700 quilômetros, equipados com baterias capazes de recuperar 150 quilômetros de autonomia em cinco minutos, dependendo do carregador usado.
Questionados sobre modelos flex e híbridos flex, a empresa disse que pretende ter as duas tecnologias disponíveis em seu portfólio.
O foco da Omoda Jaecoo no Brasil será no segmento de SUVs, com seis modelos disponíveis: os já conhecidos Omoda 8, Omoda 7, Jaecoo 7 e Jaecoo 8 e o Omoda 3 e o Jaecoo 9 serão lançados globalmente em breve. O primeiro modelo comercializado no Brasil ainda não foi definido, assim como o primeiro nacional: “Os modelos com tíquete médio menor e maior demanda possuem mais chances de serem localizados na comparação com os mais caros, que deverão ter um número menor de vendas no Brasil”.
O País é considerado um mercado de extrema importância pela Omoda Jaecoo, que tem como meta chegar a 1,5 milhão de SUVs vendidos por ano até 2030 em todo o mundo, conquistando 9,2% do mercado global de SUVs do segmento A ao D fora da China. Como esse segmento é o que mais cresce no Brasil, registrando vendas maiores do que os hatches mais baratos, natural apostar as fichas aqui.
Outros mercados estão na mira e a meta é chegar em 44 países em 2024, 56 em 2025 e 61 em 2026, marcando presença em todos os continentes. Atualmente Omoda e Jaecoo estão em 23 países e possuem dez fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento.