São Paulo – Ao superar abril agosto foi o melhor mês de vendas de automóveis e comerciais leves no Chile, somando 28,3 mil unidades. O volume superou em 0,1% igual mês do ano passado e em 12,7% o resultado de julho.
Segundo a Anac, entidade que representa o mercado de veículos no Chile, o crescimento no volume de vendas foi puxado por planos comerciais atrativos praticados pelas empresas que operam no país, assim como pelos lançamentos em diversos segmentos.
No acumulado do ano as vendas chegaram a 195,9 mil unidades, recuo de 7% com relação a igual período do ano passado. A expectativa da Anac é que o segundo semestre seja melhor considerando o aumento da atividade de alguns setores como serviços, comércio, manufatura e mineração.
De janeiro a agosto a Toyota lidera o ranking por marca com 14,8 mil vendas, seguida pela Chevrolet com 13,5 mil veículos. Logo atrás, em terceiro lugar, ficou a Hyundai com 13 mil.
Em agosto os caminhões somaram 849 vendas, alta de 1,8% com relação a idêntico período de 2023, e na comparação com julho houve queda de 15,1%. No acumulado do ano o segmento ainda acumula queda de 8,2%, com 7,5 mil unidades.
O segmento de ônibus somou 94 vendas em agosto, expansão de 1,1% sobre agosto de 2023 e recuo de 2,1% com relação a julho. No acumulado do ano a retração foi de 31,5%, com 1,2 mil veículos.