Números mensais seguem retornando aos níveis registrados antes da pandemia, segundo divulgou a Anfavea na quinta-feira, 5
São Paulo – Com 259,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos agosto superou julho como o melhor mês do ano, com volume 5,2% maior, segundo dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 5. Julho, com 246,7 mil veículos produzidos, fora o melhor mês desde outubro de 2019, no período pré-pandemia, o que torna o desempenho positivo do mês passado ainda mais relevante.
Comparado com o de agosto do ano passado o ritmo das linhas de montagem de veículos avançaram 14,4%: “A indústria conseguiu superar as dificuldades do primeiro semestre, como as enchentes do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, que participou de entrevista coletiva a jornalistas na nova sede da entidade em Brasília, DF, com transmissão online para o resto do País.
No acumulado do ano a produção registrou crescimento de 6,6%, somando 1 milhão 644 mil 214 unidades. São pouco mais de 100 mil unidades acima do volume produzido de janeiro a agosto do ano passado: “Estamos mantendo um ritmo de crescimento consistente. O maior ritmo de vendas e lançamentos ajudaram a impulsionar as atividades das fábricas”.
Segue em alta também o número de trabalhadores da indústria de veículos: ao fim de agosto somaram 105,8 mil pessoas, o maior índice desde junho de 2020. Há um ano, ao fim de agosto de 2023, a indústria somava 100,1 mil trabalhadores. No ano já foram criados cerca de 6,9 mil postos de trabalho.