São Paulo – Agosto foi o melhor mês de produção de veículos na Argentina, de acordo com os dados divulgados pela Adefa, entidade que representa a indústria local. No mês passado foram fabricadas 51,6 mil unidades, alta de 16,2% na comparação com julho, mas 18,6% abaixo a agosto do ano passado.
“Com o final de agosto vemos que a tendência de crescimento está se consolidando. Pelo terceiro mês consecutivo, as três principais variáveis do nosso setor mantiveram a tendência de alta”, disse Martín Zuppi, presidente da Adefa, que ressaltou o aumento das exportações como um ponto que puxou o crescimento da produção.
Ainda que o setor esteja consolidando o início de uma recuperação, de janeiro a agosto a produção de veículos na Argentina caiu 23,4% na comparação com iguais meses do ano passado, somando 312,8 mil unidades.
Em agosto foram exportados 32,8 mil veículos, alta de 15,6% sobre julho e incremento de 13,5% na comparação com agosto do ano passado. No acumulado dos oito meses do ano, os embarques somaram 187,9 mil unidades, retração de 10,3% com relação ao mesmo período de 2023.
As vendas, conforme já noticiado pela Agência AutoData, atingiram o segundo maior patamar do ano em agosto, com 41,4 mil veículos emplacados, expansão de 4,8% sobre agosto do ano passado e queda de 4,1% com relação a julho, que foi o melhor mês do ano.
No acumulado o mercado argentino registrou queda de 16,1% na comparação com os mesmos meses do ano passado, somando 268 mil vendas.