São Paulo – As vendas de veículos leves eletrificados superaram a marca das 100 mil unidades comercializadas de janeiro a agosto deste ano, chegando a 109,3 mil unidades emplacadas, alta de 123% sobre igual período do ano passado.
Em agosto foram comercializadas 14,7 mil unidades, aumento de 57% na comparação com idêntico mês do ano passado e leve queda de 4% com relação a julho, segundo os dados divulgados pela ABVE, entidade que representa o segmento.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o crescimento dos veículos eletrificados está em ritmo forte no Brasil: “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”.
No ano a maior demanda foi por veículos elétricos, que somaram 41 mil vendas e participação de 37,5%. Em segundo lugar ficaram os híbridos plug-in, com 35,7 mil unidades comercializadas e 32,7% de share, seguidos pelos híbridos convencionais com motor flex, que somaram 14,3 mil vendas e 10,9% de share. O quarto lugar ficou para os híbridos convencionais movidos a gasolina, com 9,7 mil vendas e fatia de 9% do mercado e em quinto os micro-híbridos com 8,5 mil vendas e 5,8% de participação.
A ABVE também divulgou o número atualizado de eletropostos no Brasil, que chegou a 10,6 mil unidades até agosto, sendo 9,6 mil de carga lenta e 1,1 mil de carga rápida.