São Paulo – Ao divulgar mais um balanço positivo da venda de veículos importados a Abeifa reforçou o seu posicionamento contra o retorno imediato do Imposto de Importação sobre veículos eletrificados para 35%, que está sendo avaliado pelo governo federal, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin após pedido da Anfavea. A entidade pede previsibilidade para a indústria automotiva nacional e acredita que “medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são ineficazes”.
Em agosto foram vendidos 8,3 mil veículos importados pelas associadas da Abeifa, volume 184,8% maior do que o registrado em igual mês do ano passado. Com relação a julho houve incremento de 6,5%. No acumulado de oito meses os emplacamentos mais do que triplicaram, saindo de 15,5 mil no ano passado para 57,5 mil em 2024, avanço de 271,1%.
A BYD segue liderando as vendas de importados, com 45,3 mil unidades comercializadas de janeiro a agosto. Em segundo lugar ficou a Volvo com 5,8 mil seguida pela Porsche com 4,2 mil.