Hannover, Alemanha – O Brasil não teve o protagonismo de outras edições na maior feira do mundo na área dos transportes: na edição do IAA 2024 nenhum novo produto foi anunciado para o mercado brasileiro. O foco é na transição à eletrificação da mobilidade na Europa, com lançamentos de caminhões que geram baixas emissões, capazes de atender às exigentes legislações do continente. Assim, algumas poucas surpresas estão sendo reservadas para a Fenatran, programada para 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo.
Em conversas com três presidentes de empresas fabricantes de caminhões instaladas no Brasil presentes à feira para encontrar clientes, conhecer produtos e estratégias globais, a resposta à pergunta da Agência AutoData foi a mesma: “Vamos aguardar a Fenatran para falar sobre novos produtos e serviços para o Brasil”.
Achim Puchert, CEO Mercedes-Benz Latin America, abriu um sorriso quando questionado sobre se, e quando, um dos destaques do IAA 2024, o eActros 600, chega ao mercado brasileiro: “Ainda é muito cedo para dizer se teremos um caminhão elétrico no Brasil, pois a questão da infraestrutura ainda é um grande desafio aqui na Europa. Mas vamos aguardar a Fenatran, quem sabe falaremos lá sobre isto”.
Para Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, o IAA é importante para demonstrar a estratégia global da fabricante sueca, que se aplica à Europa e, também, ao Brasil. Neste sentido destaca-se o conjunto powertrain e eixo de transmissão do Scania Super. Houve melhorias na última versão do motor de 13 litros com as transmissões G25 e G33 combinados com o eixo traseiro R756 presentes no IAA que reduz em 8% o consumo, segundo a empresa.
“Todo o conceito do projeto Scania Super terá aplicações no Brasil. Esta plataforma modular foi desenvolvida, inclusive, pensando na eletrificação. Então não é impossível imaginar que um dia produziremos veículos elétricos no Brasil. No entanto, para o desafio da descarbonização temos outras tecnologias já desenvolvidas para o nosso País, como o biometano, que também podem ser aplicadas em outros mercados. É com essas oportunidades que estaremos presentes na Fenatran.”
Circulando pelos pavilhões da Hannover Messe o presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Cherichelli, estava de olho nas novidades enquanto aguardava um grupo de clientes que desembarcaria na Alemanha na terça-feira, 17. A reportagem encontrou com o executivo chegando em seu estande para acompanhar a apresentação para a imprensa.
A proposta de oferecer múltiplas soluções para o mercado europeu, com motorização que utiliza HVO, gás-natural, biometano, eletricidade e hidrogênio, é uma oportunidade para a Iveco no Brasil, segundo Cherichelli:
“O investimento de R$ 100 milhões para importar a eDaily para o Brasil é um exemplo do que estamos buscando na Europa. Algumas dessas novidades também podem surgir no futuro. Mas vamos esperar a Fenatran, pois teremos muito o que contar aos nossos clientes em todos os segmentos”.
Em meio à expectativa de lançamentos de produtos eletrificados no Brasil, o mais provável é que as soluções de serviços baseados em softwares e tecnologias de monitoramento apresentados neste IAA sejam as novidades anunciadas durante a Fenatran. Todas as marcas, contudo, preparam muitos lançamentos de produtos com soluções mais adequadas ao mercado nacional.