São Paulo – Empresas fabricantes de veículos europeias pleiteiam junto à Comissão Europeia a revisão das metas de redução de emissão de CO2. Um comunicado foi divulgado pela Acea, que representa algumas fabricantes da região, na quinta-feira, 19, junto com balanço de vendas de veículos, que apontou queda de 44% nas entregas de modelos elétricos em agosto, puxada, especialmente, pelos mercados da Alemanha e da França, que deixaram de conceder incentivos para veículos movidos a bateria.
Segundo o comunicado da Acea o crescimento econômico, a aceitação dos consumidores e o estabelecimento de infraestrutura de recarga não se desenvolveram de maneira suficiente, embora não existam gargalos tecnológicos e de disponibilidade de veículos de emissão zero, para os quais a indústria investiu bilhões.
“Estamos fazendo nossa parte nessa transição mas, infelizmente, os outros elementos necessários para essa mudança sistêmica não estão em vigor.”
A entidade diz haver perspectiva assustadora de multas multibilionárias, valor que poderia ser investido em novas tecnologias de zero emissão, e de cortes na produção, o que geraria perda de emprego e enfraquecimento da cadeia de valor da região, em um momento em que começa a sofrer forte concorrência, especialmente da China.
“A indústria não pode se dar ao luxo de esperar pela revisão dos regulamentos de CO2 em 2026 e 2027”, afirmou a nota, que pede antecipação desta revisão para 2025. “Precisamos de uma ação urgente e significativa agora para reverter a tendência de queda, restaurar a competitividade da indústria da UE e reduzir as vulnerabilidades estratégicas.”