São Paulo – Durante a comemoração dos 10 anos de produção na fábrica de Araquari, SC, a BMW anunciou investimento de R$ 1,1 bilhão em sua operação brasileira. O novo ciclo, de 2025 a 2028, sucede ao de R$ 500 milhões aplicados de 2022 até este ano e será concentrado em preparar as linhas de montagem para receber novos modelos, atualização de tecnologias e fortalecimento da equipe de engenharia nacional.
Milan Nedeljković, integrante do board global da BMW responsável pela produção, esteve no Brasil para anunciar o novo ciclo, na sexta-feira, 4, no escritório da companhia em São Paulo. Ele adiantou também que nas próximas semanas começará a sair das linhas de Araquari o X5 versão híbrida plug-in, o primeiro PHEV nacional.
Será, entretanto, tecnologia híbrida ligada a um motor a combustão a gasolina. Os híbridos flex, de acordo com Nedeljković, ainda não estão nos planos de curto prazo da BMW: “Teremos em Araquari produção de modelo flex, como os Serie 3, a gasolina e agora um híbrido plug-in. Mas por enquanto a tecnologia híbrida será adotada apenas com motor a gasolina”.
O X5 PHEV se junta aos Serie 3, X1, X3 e X4 produzidos em Santa Catarina. Outros modelos poderão ser incorporados durante o próximo ciclo, segundo Maru Escobedo, a CEO da BMW no Brasil, que, no entanto, manteve segredo a respeito dos próximos passos no portfólio.
Boa parte do valor será aplicada também na equipe de engenharia local, que já trabalha no desenvolvimento de tecnologias aplicadas em BMW e Mini produzidos em outros mercados. Como exemplos Nedeljković citou a chave digital usada em alguns modelos da marca e colaborou no desenvolvimento dos aplicativos My BMW e My Mini e do sistema de infotainment do elétrico iX.
Primeiro passo da eletrificação
Os primeiros resultados do novo ciclo de investimento da BMW no Brasil aparecerão já no X5 PHEV, que deverá circular nas ruas do País até o fim do ano. Segundo Maru Escobedo uma parte do valor foi direcionada para a preparação de Araquari para produzir modelos eletrificados.
O X5 PHEV será idêntico ao atualmente importado de Spartanburg, Carolina do Norte, Estados Unidos. Deverá ser o primeiro de uma série de híbridos produzido localmente, embora ainda sem confirmação oficial. 100% elétricos, no entanto, ainda não estão nos planos da BMW para Araquari, assim como exportação a partir da unidade catarinense: Nedeljković disse que as 11 mil unidades produzidas anualmente, volume alcançado após uma expansão promovida do final do ano passado para cá, serão direcionadas para atender às demandas dos brasileiros.