São Paulo – Embora a eleição para a nova diretoria da Fenabrave, a entidade que representa as empresas concessionários de veículos, para o triênio 2025 a 2027, esteja marcada para 29 de outubro o atual presidente, José Maurício Andreta Júnior, anunciou o nome de seu sucessor: Arcélio Alceu dos Santos Júnior, seu atual primeiro vice-presidente.
“Arcélio Júnior é a minha indicação para a presidência da Fenabrave”, assinalou Andreta Jr, durante o 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, ao lembrar que seu mandato se encerrará no fim deste ano.
A Fenabrave dispõe de 56 associadas, todas elas associações de marca. No início do mandato de Andreta eram 52. De lá para cá foram agregadas as chinesas BYD e GWM, por exemplo.
Segundo a Agência AutoData apurou a Arcélio Jr será mesmo eleito presidente da entidade. Assim como com o presidente anterior, todas as associações da federação chancelaram o nome de Arcélio dos Santos Jr.
Antes de ingressar na Fenabrave Santos Jr presidiu, por dois mandatos consecutivos, o Sincodiv DF, Sindicato dos Concessionários e Distribuidores do Distrito Federal, de 2018 a 2023. A família de Santos Júnior administra o Grupo Planeta, rede revendedora de veículos da marca Chevrolet no Distrito Federal, onde possui treze lojas. Seu pai, Arcélio dos Santos, presidiu a Abrac, Associação dos Concessionários Chevrolet, na virada do século, em 2000 e 2001.
Arcélio Jr assume o cargo mais alto da Fenabrave a partir de janeiro.
O atual presidente da Fenabrave afirmou que a entidade está trabalhando para resolver, junto ao governo, a questão da renovação da frota, cuja idade média brasileira é de dezenove anos, que chega a 22 anos no caso dos caminhões: “Se não der para concluir no meu mandato isso será feito na próxima gestão”.