Nova geração de carros e baterias Neue Klasse sairão das linhas de San Luis Potosí
San Luis Potosí, México – Desde o início da produção em SKD [kits completos do carro importados da Alemanha] do Série 3, em 1994, a BMW vendeu mais de 337 mil automóveis no México e mais de 70 mil motocicletas. No segmento premium é a líder de vendas do mercado mexicano com 27,4% de participação.
Em 2014, com o anúncio do investimento de US$ 1 bilhão em San Luis Potosí, na região central do Estado mexicano, a BMW deu o passo definitivo na produção de modelos dedicados voltados não apenas para o mercado interno. Seria uma base de exportação para o principal mercado, os Estados Unidos, mas não só isto.
Desde o início da produção, em 2019, a fábrica de San Luis Potosí exporta o Série 3 – inclusive o híbrido 330e vendido no Brasil -, o Série 2 coupé e as versões esportivas M desses dois modelos para oitenta países: “17% dos modelos vendidos na América Latina são produzidos em Potosí”, disse Reiner Braun, presidente e CEO do Grupo BMW para a América Latina.
São 3,7 mil funcionários que trabalham em dois turnos em cinco dias, produzindo 450 unidades/dia. Considerando este ritmo a fábrica de San Luis Potosí produz anualmente quase 110 mil unidades. A BMW não informa este volume, apenas afirmando em comunicado que “o ritmo de produção atende à demanda dos mercados”. Mas diz que atualmente ocupa 62% da sua capacidade produtiva e que em 2023 exportou 111 mil 266 unidades.
Agora a imensa fábrica se prepara para a produção de baterias para carros elétricos de uma nova geração que está em desenvolvimento e foi batizada de Neue Klasse.
São US$ 865 milhões que estão sendo investidos na construção de toda a estrutura para a fábrica de baterias de íon de lítio. O novo prédio ocupa uma área de 85 mil m2 para produzir células cilíndricas de íon de lítio, um novo formato criado pela BMW para otimizar a densidade de energia em 20% e o alcance de carregamento em 30% na comparação com as células retangulares utilizadas atualmente.
Além disso a produção de células de baterias no México reduzirá, segundo a BMW, em 60% as emissões de CO2 porque utilizará seu parque de geração de energia limpa – atualmente 13% da energia elétrica utilizada em Potosí é gerada pelos painéis solares, que terá sua capacidade dobrada em dois anos –, sua estação de tratamento de água, que processa 100% deste recurso utilizado na produção e, também, por causa dos processos de recuperação e reciclagem de todo o material que poderia ser considerado lixo.
Outro ponto interessante é que os fornecedores de matérias-primas como lítio, cobalto e níquel utilizarão um porcentual de material secundário, reciclado.
Durante o encontro global de responsabilidade social da BMW no México, com a presença da imprensa de diversos países, o jornalista e colega argentino Gabriel Silveira, do El Clarin, obteve a confirmação de um alto executivo da BMW que parte do lítio utilizado na produção de baterias será extraído na Argentina.
A princípio a fábrica de baterias produzirá trinta unidades de um pack completo por hora. A expectativa é que no segundo ano de produção sejam produzidos 1,4 milhão de packs de bateria ao ano. A fábrica será construída em vinte meses e tem previsão de início de produção em 2027.
O prédio da linha de produção está sendo ampliado e será entregue também em 2027, quando uma nova fase da história da BMW passará a ser contado no México.