São Paulo – A publicação especializada Automotive News apontou que o CEO do Grupo Volkswagen nos Estados Unidos, Pablo Di Si, estaria de saída da companhia apesar dos aumentos significativos nas vendas no mercado estadunidense este ano. A publicação se apoia em relatos dos veículos de notícias alemães Spiegel e Manager Magazin.
Segundo apuraram Di Si está sendo parcialmente responsabilizado por erros no mercado estadunidense, mesmo que alguns deles, como projeções de volume de veículos elétricos e disponibilidade de híbridos plug-in, sejam anteriores à sua gestão.
O Spiegel disse que a empresa tem três candidatos para substituir Di Si mas nomeou apenas um: Stefan Mecha, CEO da Volkswagen China Passenger Cars. Consultado pela Automotive News porta-voz do grupo nos Edtados Unidos disse que a empresa não comenta especulações e que Di Si permanece em sua função.
Di Si é CEO da Volkswagen para os mercados da América do Norte desde setembro de 2022, quando o antecessor Scott Keogh se tornou CEO da Scout Motors.
No terceiro trimestre as vendas da marca VW, ali, aumentaram 19%, para 275 mil 984 unidades, um dos melhores resultados naquele mercado de acordo com o serviço de estatísticas da Automotive News. Ainda segundo a notícia a companhia oferece um dos maiores descontos do país, algo como US$ 4,1 mil por veículo em incentivos este ano.