Empilhadeira elétrica será o primeiro produto nacional e, na sequência, caminhão elétrico de distribuição urbana será nacionalizado
São Paulo – A XCMG começará a produzir máquinas de construção e caminhões elétricos na fábrica instalada em Pouso Alegre, MG, em um prazo de até três anos, afirmou Ricardo Senda, responsável pela área de energy green da companhia, durante entrevista à Agência AutoData. A produção começará pelas empilhadeiras, que já têm demanda que justifique o investimento:
“Estamos vendendo cerca de 1 mil empilhadeiras elétricas por ano. Com este volume, entendemos que vale o investimento para montar no Brasil. Acredito que em até um ano esta operação começará na fábrica de Pouso Alegre”.
O caminhão elétrico E3-10T, dedicado ao segmento de distribuição urbana, deverá ser nacional em um prazo de dois a três anos. Seu lançamento foi promovido na Fenatran e em 2025 a XCMG do Brasil estima vender 500 unidades, avançando para 1,5 mil nos próximos anos, volume que justificaria sua nacionalização. Segundo Senda o cenário macroeconômico também precisa ajudar.
Para chegar ao volume que justifique a nacionalização a XCMG aposta em alguns diferenciais do seu caminhão elétrico E3-10T, como a capacidade de recarga mais rápida na comparação com os concorrentes, preço menor, suspensão pneumática, homologação para três ocupantes, autonomia de 250 quilômetros com uma carga e uma lista de itens de série robusta.
Outros três lançamentos foram feitos durante a Fenatran: dois caminhões para o segmento pesado, um elétrico com PBT de 80 toneladas, o E7-80T, e outro movido a gás natural que tem autonomia de cerca de 600 quilômetros, com PBT de 80 toneladas, o P9-560G. Também foi lançado na feira o caminhão E7-18T, com foco nas operações de coleta de lixo da cidade de São Paulo, que no ano que vem abrirá licitação envolvendo 650 caminhões elétricos, afirmou Senda.
Como a empresa está se preparando para produzir máquinas e equipamentos elétricos no Brasil houve um investimento de R$ 300 milhões em pesquisa e desenvolvimento, já aplicado ao longo de 2024, o que elevou o número de colaboradores da fábrica de 1 mil para 1,3 mil. Atualmente a unidade está focada na produção de máquinas da linha amarela:
“Hoje temos uma capacidade produtiva de 10 mil máquinas por ano. Uma parte deste volume é vendido no Brasil e a outra parte é exportada para países da América Latina e também para Canadá e Estados Unidos. Como a China não pode exportar direto para a América do Norte a XCMG do Brasil absorveu a demanda destes dois países e envia as máquinas a partir de Pouso Alegre”.
O portfólio de máquinas da linha amarela da XCMG é composto por 150 produtos, sessenta deles nacionais. A XCMG dispõe de 45 concessionárias espalhadas pelo Brasil, número que deverá aumentar conforme o avanço das vendas.