São Paulo – O mercado argentino de veículos se recuperou ao longo do segundo semestre, após começar o ano passado em queda superior a 20%, e fechou 2024 com redução de 7,9% na comparação com o ano anterior, somando 414 mil veículos, segundo dados divulgados pela Acara, entidade que representa os concessionários locais.
O cenário, segundo a entidade, melhorou com o aumento dos estoques nas concessionárias, novos modelos e diversas campanhas de vendas e promoções. Contribuiu também a melhora no cenário macroeconômico da Argentina, com diminuição das taxas de inflação e mais opções para financiamento de veículos.
Sebástian Beato, presidente da Acara, classificou 2024 como um ano complexo: “O primeiro semestre foi muito fraco, agitando fantasmas dos nossos piores anos, mas no segundo semestre houve recuperação dos níveis de atividade”.
De janeiro a dezembro o modelo mais vendido na Argentina foi o Peugeot 208, com 29,7 mil unidades, seguido de perto pela Toyota Hilux, 29 mil. Em terceiro lugar ficou o Fiat Cronos, 28 mil.
Já o primeiro lugar do ranking por marca ficou com a Toyota, com 84,8 mil veículos vendidos. O segundo lugar foi da Volkswagen, 64,4 mil, e a terceira colocação da Fiat, 47,3 mil unidades.
A Acara projeta novo crescimento para o mercado em 2025, mas não revelou porcentuais. O site Motor1 Argentina ouviu algumas fontes que trabalham no setor automotivo argentino que revelaram projeções que vão de 500 mil a 600 mil unidades, o que representa um bom crescimento.
Dezembro
O último mês do ano registrou 21,6 mil veículos vendidos, alta de 16,3% na comparação com igual mês de 2023. Já na comparação com novembro houve desaceleração na demanda, com queda de 40,3%.