São Paulo – As vendas de implementos rodoviários somaram 11,5 mil unidades no primeiro mês do ano, alta de 1,5% na comparação com igual período de 2024, de acordo com dados divulgados pela Anfir, entidade que representa as fabricantes nacionais. O presidente da entidade, José Carlos Sprícigo, disse que os números indicam mais um ano positivo para a venda de implementos:
“O resultado deste primeiro mês ficou dentro da expectativa da Anfir, com o segmento leve se destacando e o pesado registrando volume de emplacamentos abaixo do mesmo mês do ano passado. Mas não é uma situação preocupante”.
A linha leve, de carroceria sobre chassi, registrou crescimento de 25,1% na comparação com janeiro de 2024, somando 5,3 mil vendas. Esse segmento iniciou sua recuperação no ano passado e segue com demanda aquecida, indicando que a retomada deverá seguir em 2025, de acordo com a Anfir.
Na linha pesada, de reboques e semirreboques, foram comercializados 6,2 mil produtos, recuo de 12,5% sobre o primeiro mês do ano passado. Como citado por Sprícigo esta retração não preocupa a entidade pois as operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão começando e deverão refletir em uma demanda maior nos próximos meses.