São Paulo – A produção argentina de veículos somou 30,1 mil unidades em janeiro, de acordo com os dados divulgados pela Adefa, entidade que representa as montadoras instaladas no país. Na comparação com janeiro do ano passado o volume produzido foi 32,7% maior, mas com relação a dezembro houve recuo de 20,9%.
Com quinze dias úteis de produção em janeiro o avanço registrado foi considerado positivo pelo presidente Martín Zuppi: “Alcançamos resultado positivo mesmo com as paradas das fábricas por causa das férias coletivas. Também temos algumas associadas que estão adequando suas unidades para a produção de novos modelos”.
As exportações no primeiro mês do ano somaram 11,1 mil veículos, retração de 27,3% na comparação com janeiro de 2024 e queda de 58,3% com relação a dezembro.
O mercado interno argentino sentiu os efeitos da redução de impostos realizada pelo governo local e registrou 69 mil vendas em janeiro, alta de 103,4% na comparação com igual mês de 2024 e incremento de 217,1% sobre dezembro, conforme divulgado pela Agência AutoData.