São Paulo – 68% dos 2,5 mil usuários da plataforma Webmotors que participaram de uma pesquisa em janeiro informaram que pretendem adquirir um carro novo em 2025. Destes, 37% programam a compra para o primeiro e 31% para o segundo semestre. Os números foram apresentados por Eduardo Jurcevic, CEO da empresa.
Ele considera o índice relevante e indica tendência para os próximos meses: “78% dos que pretendem comprar um seminovo ou 0 KM já possuem um veículo na garagem. 22% não têm, e este dado subiu 10 pontos na comparação com o estudo do ano passado, indicando que tem mais gente procurando um carro, talvez por causa da volta do trabalho presencial”.
Do total que pretende comprar um carro, 66% buscam um seminovo, 17% um 0 KM e 17% ainda não decidiram. Para Jurcevic quem está na dúvida pode optar por um novo, caso encontre boas oportunidades no mercado, como condições atrativas de financiamento, bônus e pagamento da tabela Fipe na troca: “Acho que o porcentual de quem comprará um carro zero pode aumentar de acordo com as campanhas de vendas de cada marca”.
Os 17% que já decidiram por um carro novo citaram pontos principais para a tomada de decisão: garantia de fábrica, segurança, confiança e procedência do veículo. Já os que pretendem adquirir um carro seminovo elencaram o preço mais acessível, a possibilidade de ter um modelo mais completo e a facilidade na negociação.
Cinco fatores aparecem como os principais para a aquisição de um veículo em 2025, mas o principal, com 40%, é uma boa oportunidade para comprar um veículo mais novo que o seu atual ou um 0 KM. 31% costumam trocar de carro de tempos em tempos, 18% já tinham se planejado para fazer a troca este ano, 14% têm a necessidade de um segundo carro e 11% disseram que seu carro antigo apresentou problemas.
Os SUVs são os modelos que geram maior desejo de compra dos brasileiros: 38% pretendem trocar o seu carro atual por um utilitário esportivo. Os sedãs aparecem como a segunda carroceria de maior interesse, representando 26% das respostas, os hatches representaram 20%, picapes 10% e station wagons 2%.
Os motores flex são a preferência de 65% dos entrevistados, enquanto 17% buscam um modelo que rode apenas com gasolina. O diesel aparece como a terceira opção, representando 8%, mesmo percentual dos veículos híbridos. Os elétricos representam 2%.
A forma de pagamento principal é o financiamento, que corresponde a 52% no caso de quem pretende dar o veículo atual de entrada, enquanto 29% pretendem pagar à vista e 13% pretendem financiar o valor total. Leasing ou consórcio aparecem como a última opção com 5%.
E quem não pretende comprar?
Dentre os 32% das pessoas que participaram da pesquisa e afirmaram que não pretendem comprar um carro este ano, a principal razão apontada foi o preço atual dos veículos, seja 0 KM ou seminovo, para 46% dos entrevistados. Em segundo lugar aparecem as altas taxas de juros para financiamento, com 28%, e 15% disseram que a incerteza financeira não permite adquirir um carro novo.
Neste caso a Webmotors perguntou o que poderia fazer este público mudar de ideia ao longo do ano e os principais fatores são: redução de impostos sobre os veículos, redução da taxa de juros e bônus na hora da troca.