São Paulo – Em janeiro foram comercializados por meio de financiamento 563 mil veículos novos e usados, leves, pesados e motos, o que representa estabilidade com relação ao mesmo mês do ano passado, com leve variação de 0,2%. Na comparação com dezembro, período em que as vendas são alavancadas pelo pagamento do décimo-terceiro salário, houve queda de 8,2%.
Os dados foram divulgados pela B3, que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, base privada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
A estabilidade das vendas totais de veículos a prazo frente a janeiro de 2024 foi puxada pelo comércio de motos, que avançou 2,4% no comparativo anual, apesar de ter recuado 6,4% no mensal. O resultado equilibrou a redução no financiamento de autos leves, 3% abaixo do primeiro mês do ano passado e 9,9% aquém de dezembro, e o de pesados caiu 6,4% e 31,5%, respectivamente.