São Paulo – Embora as condições macroeconômicas não sejam iguais às do ano passado, especialmente câmbio e juros, a Ford acredita em mais um ano de crescimento na venda de veículos comerciais, ao menos dos segmentos em que compete, picape e furgões. Segundo o diretor Guillermo Lastra, que responde pela área na América Latina, a expectativa é de alta no mercado e avanço maior da Ford, que seguirá ganhando participação:
“Não revelamos nossos números internos mas esperamos que esse segmento siga em alta como nos últimos anos, mesmo com aumento do diesel, do dólar e da taxa de juros para financiamento. Acredito que as vendas de veículos comerciais para logística e trabalho devem se manter em expansão, com a Ford elevando seus volumes e participação”.
Ele ressaltou que a Ford, que atua há muitos anos no Brasil – e na América do Sul, onde também projeta crescimento –, sabe como superar as adversidades, como a volatilidade do dólar e da inflação, pois entende as regras do jogo.
A projeção de alta nas vendas de veículos comerciais no Brasil vem sobre base crescente do ano passado, quando a Ford vendeu 7,2 mil veículos comerciais, crescimento de 40% sobre 2023. Deste volume metade foi Transit e metade Ranger
Na América do Sul a Ford vendeu 24 mil unidades, volume 77% maior do que o comercializado em 2023. Com este incremento sua participação de mercado cresceu 63%, saindo de 5,9% em 2023 para 9,6%.
O avanço foi puxado pelo lançamento de novas versões da Transit, que no ano passado ganhou seis novas opções, incluindo a versão elétrica E-Transit, e pelo lançamento das Ranger XL e XLS.