São Paulo – A edição de fevereiro de AutoData mergulha na história centenária da General Motors no Brasil, hoje a fabricante de veículos mais longeva em atividade no País.
Em um caderno de mais de cinquenta páginas editoriais contamos a trajetória destes 100 anos, os produtos Chevrolet que marcaram épocas, a evolução da engenharia nacional da GM, as estratégias de mercado, a jornada industrial com todas as suas fábricas, a construção da cadeia de fornecedores e os investimentos bilionários que garantiram a prosperidade da subsidiária brasileira e devem garantir seu futuro.
E por falar em futuro também se une a este caderno especial a entrevista do mês From The Top com Santiago Chamorro, presidente da General Motors South America, que fala do marco de 100 anos da empresa no Brasil e também aponta alguns dos próximos passos, com mais investimentos no horizonte.
Para além da cobertura especial publicamos a tradicional análise anual do mercado de veículos leves, com o ranking das marcas e dos modelos mais vendidos, com movimentação que, em 2024, teve mais perdedores do que vencedores.
Também na edição de fevereiro o balanço do comércio exterior do setor mostra que a balança comercial de 2024 ficou negativa, com mais importações do que exportações pela primeira vez em dez anos. A recuperação da Argentina salvou as vendas externas de resultado pior, mas não foi suficiente para superar o alto volume de carros importados da China que causou um rombo no saldo final do ano.
Por coincidência, ao mesmo tempo em que a GM completa 100 anos de produção ininterrupta no País, sua conterrânea Ford, que inaugurou linha de montagem no Brasil alguns anos antes e que hoje seria a fabricante mais antiga caso não tivesse fechado todas as fábricas brasileiras, em 2021, mostra que ainda está aqui. Reportagem da Agência AutoData replicada na revista deste mês relata os investimentos que a Ford está fazendo na ampliação de seu centro de engenharia de Camaçari, BA, responsável por projetos de veículos a serem produzidos e vendidos em diversos lugares do mundo.
Tudo isso e mais está disponível gratuitamente para ler on-line (aqui) ou baixar o arquivo digital em PDF da revista (aqui). Boa leitura e até março.