São Paulo — Mesmo com as vendas de caminhões mantendo o ritmo positivo observado ao longo do ano passado as montadoras do segmento estão preocupadas com os desafios que poderão surgir ao longo de 2025. O principal fator de incerteza é a alta dos juros, que poderá causar impacto direto sobre o mercado e reduzir o acesso ao crédito para a compra de novos veículos.
Há, entretanto, fatores que podem mitigar este impacto. Um deles é a expectativa de crescimento na safra agrícola deste ano, que poderá impulsionar a demanda por caminhões e contribuir para a manutenção do bom desempenho do setor. Além disso a possibilidade da tão esperada renovação de frota ainda neste ano também poderá trazer um novo fôlego para produção e vendas de caminhões e implementos rodoviários.
Todos estes temas serão amplamente discutidos no Fórum Perspectivas Caminhões, que AutoData realizará no próximo 18 de março, em formato totalmente online e gratuito. O plenário do evento está confirmado com a participação de grandes nomes da indústria, incluindo Alexander Parker Machado, vice-presidente da Anfavea, José Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Marco Pacheco, diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Volvo Caminhões, Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz, Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania, João Librelato, diretor comercial e de marketing da Librelato, e Eduardo Dalla Nora, diretor superintendente da Randon.
As inscrições para acompanhar o evento já estão abertas e devem ser feitas pela pagina do Fórum AutoData Perspectivas Caminhões.