São Paulo – As vendas da Marcopolo avançaram 36,3%, no ano passado, em comparação a 2023, e alcançaram R$ 5,4 bilhões. De acordo com a empresa o desempenho, que superou as expectativas, foi impulsionado pela forte demanda dos segmentos rodoviários e micro-ônibus, além da retomada gradual da comercialização de urbanos.
Em 2024 a empresa realizou lançamentos como os do Volare Fly 12 e do Volare Attack Híbrido, entregou os primeiros veículos elétricos integrais Attivi, reinaugurou o segmento de motorhomes com o lançamento do Nomade e avançou no mercado metroferroviário, com a entrega de composições que farão a conexão dos terminais do aeroporto de Guarulhos, SP.
Para a Marcopolo as vendas deverão continuar crescendo ao longo de 2025, puxadas pelos mesmos segmentos, ainda que no contexto de altas taxas de juros.
Quanto à produção de veículos, considerando as fábricas do Brasil e do Exterior, saíram das linhas 15 mil 289 unidades, alta de 17,3% com relação ao ano anterior. A receita operacional líquida cresceu 28,6% no mesmo período, totalizando R$ 8,5 bilhões.
No quarto trimestre do ano passado a receita líquida avançou 30,1% frente ao mesmo período de 2023, somando R$ 2,6 bilhões. No período foram produzidas 4 mil 66 unidades, 19,8% a mais do que no mesmo comparativo, das quais 3 mil 33 foram faturadas no Brasil, ou 74,6% do total, 353 ou 8,7% exportadas a partir daqui, e 680 ou 16,7% produzidas no Exterior.
O EBITDA de outubro a dezembro foi de R$ 460,7 milhões, com margem de 17,3%, contra R$ 287,5 milhões e margem de 14% nos mesmos período do ano anterior. A Marcopolo atribuiu o resultado ao incremento da margem bruta e à alavancagem operacional a partir do aumento dos volumes e da receita, bem como pelo melhor desempenho das operações internacionais.
A companhia possui perspectivas positivas em torno das exportações também para este ano, principalmente para América Latina e África, regiões nas quais prepara novo ciclo de crescimento.