São Paulo – Prevista inicialmente para abril, como usualmente ocorre, a transição da presidência da Anfavea, que terá pela primeira vez na sua história um presidente executivo, será antecipada para a sexta-feira, 14. Em cerimônia em sua sede em São Paulo, o atual presidente, Márcio de Lima Leite, transmitirá o cargo a Igor Calvet, que ficará à frente da entidade no próximo triênio.
A decisão reforça a estratégia da Anfavea de fortalecer sua governança com uma liderança executiva, uma mudança inédita na história da associação, fundada em 1956. Desde 2023, Calvet ocupa a posição de diretor executivo da entidade e agora terá a missão de ampliar o diálogo com o governo e o setor automotivo para enfrentar os atuais e futuros desafios da indústria no Brasil.
Com vasta experiência em políticas industriais, comércio exterior e inovação, Calvet é graduado, mestre e doutorando em Ciências Políticas pela UnB, Universidade de Brasília, e tem passagens pelo MDIC e pela ABDI. Ele assumirá o comando da Anfavea em um momento de transformações para a indústria automotiva brasileira, com o compromisso de fortalecer a competitividade e impulsionar a inovação no setor.