São Paulo – Em dois meses o mercado de veículos leves do Chile registrou queda de 1,4% na comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, somando 46,9 mil unidades comercializadas, de acordo com os dados divulgados pela Anac, Associação Nacional Automotiva do Chile.
Em fevereiro, o mercado chileno somou 21 mil unidades vendidas, recuo de 6,3% na comparação com igual mês de 2024. Com relação a janeiro, quando foram comercializados 25,8 mil veículos, a retração foi de 18,6%.
Segundo a Anac, a queda em fevereiro ocorreu por dois fatores principais: o primeiro foi o maior número de dias úteis na comparação com igual mês do ano passado, que foi um ano bissexto, e o apagão que deixou 99% do país sem energia elétrica no dia 25.
No primeiro bimestre a Suzuki liderou as vendas com 3,7 mil unidades, seguida de perto pela Toyota que vendeu 3,5 mil. Em terceiro lugar ficou a Kia, 3,1 mil.
Já o mercado de caminhões segue em alta desde julho, com expansão de 11% no primeiro bimestre de 2025 e 2,1 mil unidades comercializadas. Em fevereiro foram vendidos 950, volume 9,2% maior do que o registrado em igual mês de 2024 e 20,8% menor do que o comercializado em janeiro, que teve mais dias úteis.
O segmento de ônibus acumulou queda de 22,9% até fevereiro, com 361 unidades comercializadas. Em fevereiro foram vendidos 148, recuo de 56,3% na comparação com fevereiro do ano passado. Com relação a janeiro a retração foi de 30,5%.