São Paulo – Em torno de 2,4 milhões de pessoas consomem, online, conteúdo de veículos eletrificados no Brasil, considerando sites, redes sociais e demais plataformas disponíveis. Os dados são da mineradora Dados X que, em parceria com a Abeifa, fez pesquisa para entender como estes potenciais consumidores de eletrificados se comportam.
Os dados foram coletados em dezembro de 2024 e janeiro de 2025, de acordo com Galileu Prezzotto, CEO da Dados X, que contou como diferenciar quem só consome conteúdo de quem realmente pensa em comprar: “Eles tem comportamento muito diferentes: os que pretendem comprar visitam os sites das montadoras, fazem simulações de valores, configuram versões e, depois, visitam uma loja. Os demais apenas consomem o conteúdo disponível nas plataformas digitais”.
Do total deste público, segundo Prezzotto, pouco mais de 10%, cerca de 268 mil pessoas, iniciaram sua jornada de compra em site de montadora. A explicação para o número de pessoas que entraram na jornada ser menor do que as vendas, 177,4 mil veículos eletrificados em 2024, está no fato de que consumidores interessados decidirem adiar a compra após o início da jornada por julgarem ainda não ser o momento ideal:
“É como se eles iniciassem uma paquera, mas depois optam por outrao veículo. Também identificamos um fator muito interessante que é a falta de campanhas de marketing com foco no público feminino. As montadoras precisam avançar neste público, porque elas têm grande peso na decisão de compra um veículo novo”.
Os dados da pesquisa mostram que 70% do público que inicia uma jornada de compra pretendem um veículos híbrido e 30% olham para os elétricos. Prezzotto avalia que a questão da infraestrutura ainda é um grande entrave para os veículos a bateria: a possibilidade de realizar viagens longas sem depender de eletropostos também pesa a favor dos híbridos.
Para 2025 a expectativa da Dados X é a de que as vendas de eletrificados cheguem a 240 mil unidades, subindo para 300 mil em 2026, com o Brasil chegando em 2027 com uma frota circulante de 1 milhão:
“O segmento está crescendo de forma exponencial, tem muito consumidor que pesquisa e ainda não comprou, mas que fará este movimento nos próximos anos. As montadoras também precisam fazer a parte delas, trabalhando pela evolução da rede de carregamento e aprimorando o atendimento nas concessionárias”.