Metodologia TPS mapeou melhoria de processos e número de cadeiras foi de 80 para até 122 mensais
São Paulo – Após compartilhar conhecimento para multiplicar a fabricação de cadeiras de rodas da AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, com a aplicação da metodologia TPS, Sistema Toyota de Produção, o plano era expandir em pelo menos 25% a quantidade de equipamentos. No entanto, nos primeiros meses da qualificação, iniciada em agosto de 2024, foi notado avanço de 30%, de oitenta para 102 unidades mensais, e ao término, conferido aumento de 52% na capacidade de produção, para até 122 cadeiras.
Foi o que afirmou a Toyota, ao divulgar a conclusão da capacitação de colaboradores da Oficina Ortopédica da unidade Ibirapuera da instituição, em São Paulo, que contou com 208 horas de treinamentos sobre o sistema TPS.
Na ação conjunta foram mapeadas trinta ações da linha de produção que poderiam ser padronizadas, além de 91 melhorias de processos. Segundo a AACD o plano agora é replicar o TPS a outras áreas da instituição. As oficinas ortopédicas da AACD atendem pacientes via SUS, Sistema Único de Saúde, e também de forma particular.