São Paulo – A GAC Motor iniciará suas vendas no mercado brasileiro no segundo trimestre. Serão oferecidos três modelos da submarca GAC Aion, o Y Plus, o Hyptec HT e o ES. O primeiro lote de trezentas unidades já foi embarcado na China e está a caminho do Brasil, com previsão de chegada em abril.
O Aion Y Plus é um SUV de 4m50 de comprimento, motor elétrico de 136 cv de potência e autonomia de 318 quilômetros, segundo o PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O Aion ES é um sedã de 4m80 que também usa o motor elétrico de 136 cv e oferece autonomia de 314 quilômetros.
O Aion Hyptec é um SUV que possui portas traseiras no estilo gaivota, que terá versões elétricas de 245 cv e 340 cv. As duas configurações terão autonomia de 362 quilômetros.
Prestes a iniciar sua operação no País a GAC se filiou à ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, como parte do seu plano de desenvolver a mobilidade elétrica no País.
O planejamento também envolve a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o seu sistema híbrido flex, em parceria com três universidades locais. A empresa também pretende investir US$ 1 bilhão para instalar uma fábrica no Brasil nos próximos anos, mirando a produção de até quinze modelos nacionais até 2030.