São Paulo – A Case IH, fabricante de máquinas agrícolas do Grupo CNH Industrial, anunciou que sua grande aposta para reduzir as emissões de CO2 dos seus equipamentos é o etanol. A empresa iniciou os testes com uma primeira colhedora de cana-de-açúcar movida a etanol no fim de 2024 e, após os resultados positivos, voltará a usar o equipamento no início da safra deste ano.
O motor utilizado na colhedora Ausoft 9000 é um Cursor 13 de ciclo otto, o mesmo utilizado em motores flex, produzido pela FPT, que passou por diversos testes de bancada antes de ser aplicado no equipamento para os testes em campo.
Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, disse que depois de alguns anos de estudo a empresa chegou à conclusão de que o etanol é a melhor opção para a descarbonização das máquinas agrícolas:
“Vimos que o etanol é a melhor solução, principalmente para o Brasil, e por diversos fatores: é um combustível produzido por nossos clientes e amplamente utilizado, e que não demanda novos investimentos em infraestrutura e logística por parte dos produtores”.