São Paulo – Previsto para o fim de outubro o lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que será produzido em Sorocaba, SP, foi adiado por causa do temporal que destelhou e estragou diversos equipamentos na fábrica de Porto Feliz, SP. A Toyota enviou comunicado informando que o evento de lançamento será reprogramado e a nova data será informada posteriormente.
A unidade de Porto Feliz fornece motores para a de Sorocaba, de onde sai atualmente o Corolla Cross, o Yaris para exportação e, mais adiante, o Yaris Cross, e para a de Indaiatuba, que produz o Corolla. São montados propulsores 1.3, 1.5 e 2.0, flex e a gasolina, além de conjuntos híbridos flex.
Na tarde de segunda-feira, 22, um temporal atingiu Porto Feliz e a força dos ventos fez com que a fábrica ficasse parcialmente destelhada. A água invadiu a área de produção e avançou sobre alguns equipamentos. Segundo Manoel Neres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz, alguns robôs estão aparentemente danificados.
A Toyota informou na terça-feira, 23, que está analisando o tamanho do estrago. Sua produção de veículos nas duas fábricas precisou ser paralisada, porque não há estoque de motores. Não há previsão de retomada na produção.