Um comunicado em 18 de agosto de 2021 confirmou os rumores de que a Mercedes-Benz negociava a venda da sua fábrica de Iracemápolis, SP, paralisada desde dezembro, para um fabricante chinês. O terreno de 1,2 milhão de m2, edificações e alguns maquinários foram adquiridos pela ainda desconhecida Great Wall Motor. Nem o valor da transação foi divulgado. A econômica nota distribuída à imprensa informava que seriam criados 2 mil empregos e continha uma declaração do vice-presidente da GWM, Liu Xiangshang, enfatizando que “este investimento criará mais empregos diretos e indiretos na região e impulsionará o desenvolvimento de P&D local, promovendo a transformação e atualização da estrutura industrial, contribuindo com mais lucros e impostos para o governo brasileiro”.
Quase seis meses depois, em janeiro de 2022, a Great Wall Motor tomou posse oficial da fábrica e revelou seu ciclo de investimento de mais de R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, com os primeiros R$ 4,4 bilhões aplicados para a produção em Iracemápolis. A equipe estava em formação e as primeiras informações davam conta de que seria uma fábrica exclusiva para modelos eletrificados e que a capacidade nominal seria ampliada para 100 mil unidades, ante as 20 mil da operação Mercedes-Benz. A realidade dá conta de que muitas reviravoltas ocorreram desde aquele momento até o início da produção de três modelos, em 2025, dois deles equipados só com motor a diesel, sem eletrificação.
Para arredondar o projeto industrial que demorou quase três anos para iniciar atividades a GWM buscou um dos profissionais brasileiros mais experientes no desenvolvimento de linhas produtivas: Márcio Alfonso, que participou da equipe que levantou a moderna e inédita fábrica da Ford no Nordeste brasileiro, liderou a produção global do Ecosport a partir da unidade de Camaçari, BA, e depois criou padrões internacionais multiplataforma e multimarcas para a Caoa-Chery em Anápolis, GO.
MUDANÇAS DESAFIADORAS
Esta reportagem foi publicada na edição 425 da revista AutoData, de Setembro de 2025. Para ler ela completa clique aqui.
Foto: Divulgação/GWM