São Paulo – A GWM é a mais nova parceira do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para a realização de testes e estudos conjuntos dedicados à segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados. O anúncio foi feito durante a inauguração do LabH2, Laboratório de Hidrogênio, do IPT, na quinta-feira, 9, quando a GWM levou seu primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio, desenvolvido pela FTXT.
A FTXT é a subsidiária da GWM, na China, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes que utilizam o hidrogênio. Fora do país ela adota a marca GWM Hydrogen.
O caminhão usa hidrogênio verde a partir de uma reação do hidrogênio com o oxigênio que gera eletricidade, emitindo apenas vapor d’água no escapamento.
O LabH2 conta com infraestrutura completa para pesquisas envolvendo toda a cadeia do hidrogênio, incluindo duas estações de abastecimento: uma de 700 bar para veículos leves e outra de 350 bar para pesados, como caminhões e ônibus.