São Paulo – A divulgação do novo plano estratégico da Stellantis, a revisão do Dare Forward 2030 anunciado pelo ex-CEO Carlos Tavares, deverá ser adiada. Previsto para o primeiro trimestre de 2026 deverá ficar para o segundo trimestre, sinalizou o chefe global de relações com investidores, Ed Ditmire, a analistas em reunião à qual a agência de notícias Reuters teve acesso.
São duas questões centrais que atrasam o cronograma do CEO Antonio Filosa: as barreiras comerciais nos Estados Unidos e a evolução da regulamentação de emissões da União Europeia. Só em 2025 as tarifas de Donald Trump deverão gerar impacto de US$ 1,7 bilhão no balanço da Stellantis, que importa cerca de 40% dos veículos comercializados nos Estados Unidos.
Na Europa a questão é a revisão da Comissão Europeia sobre o regulamento de emissão zero para a indústria: a previsão de que carros novos com motor a combustão sejam proibidos a partir de 2035 pode ser flexibilizada, atendendo a crescentes pedidos de indústrias e governos locais.