São Paulo – As vendas do modelo menos convencional da Tesla, a picape Cybertruck, somaram 16 mil unidades de janeiro a setembro, o que dá média de 59 veículos por dia. Assim as vendas despencaram 38% com relação ao mesmo período de 2024, quando foram comercializadas 26 mil unidades, de acordo com relatório da Finbold Research.
No primeiro trimestre foram vendidas 6,4 mil unidades e, no segundo, 4,3 mil, redução de 50% com relação ao período de abril a junho do ano passado. Embora no terceiro trimestre as vendas tenham alcançado 5,3 mil, na comparação anual houve retração de 62,6% frente às 14,4 mil unidades de julho a setembro de 2024.
Segundo o relatório da Finbold Research, baseado nos dados da Cox Automotive, os números recentes demonstram acentuado declínio do ritmo de vendas, a despeito do forte interesse do consumidor após o lançamento do modelo, no fim de 2023.
Apesar do cenário marcado pelos altos custos de financiamento e a menor confiança do consumidor, a queda nas vendas da Cybertruck destaca série de desafios tanto para a Tesla como para o mercado de picapes elétricas em geral, ao mesmo tempo em que a crescente concorrência de Rivian, Ford e outros fabricantes de veículos a bateria intensificou a disputa por participação de mercado neste segmento.
Quanto aos outros veículos da marca o Modelo Y segue como o carro-chefe, com 265 mil vendas no acumulado do ano, o correspondente a mais de um quarto do total de emplacamentos de unidades a bateria. Na sequência vem o Model 3, com 155,1 mil unidades e, com números mais modestos, o Modelo X, com 10,3 mil, e o Modelo S, com 4,5 mil.