
Coisa pouca não é, por meio de intenso trabalho técnico, de seus engenheiros e os dos fornecedores, reduzir coisa de 110, 120 quilos num carrão como o novo Audi A4, agora em nona geração. E ainda fazê-lo crescer um poquitito. Mas o desafio foi vencido e a empresa oferece à sua rede de concessionários, já a partir deste mês, um veículo dotado de estrutura de maiores resistência e rigidez – com menor peso. O carro é bonitão, sim, mas daquela belezura reservada aos sedãs clássicos, donos de ousadia, digamos, com ademanes conservadores. Ou, então, dono de sóbria esportividade.
O primeiro a chegar faz parte de uma série limitada, a Launch Edition, de quinhentas unidades, a bordo de pacote de agrados de “excelente relação de custo diante do benefício”, como afirmou o presidente e CEO da Audi no Brasil, Jörg Hofmann. Custará R$ 172 mil 990. No mês que vem estará nas revendas a versão de entrada do novo A4, Attraction, com preços a partir de R$ 159 mil e 900, e a top line, Ambiente, R$ 182 mil 990. Todos com motor 2.0 TFSI de 190 cv e transmissão S tronic de sete marchas.
A versão Ambition, dona de motor 2.0 de 252 cv e de sistema de tração integral quatro, e o A4 Avant chegam depois de junho.
O menor peso obviamente favorece o consumo de combustível. Aferido pelo Inmetro, de quem recebeu classificação A, o novo A4 faz 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. O coeficiente de arrasto do novo carro, o Cx, de 0,23, também ajuda a reduzir o consumo, No caso das emissões de CO2 chegaram a 109 g por quilômetro rodado – o que a Audi considera muito bom.
“Esta nova geração do A4 espelha, muito, as mudanças que a equipe vem operando na subsidiária brasileira”, disse Hofmann. “Crescemos, demos uma forte guinada nas nossas estratégias. Não aliviaremos o pé. E estamos à espera do Q3 nacional.”
Nos três últimos anos, dois e meio deles sob Hofmann, a Audi saiu de 6 mil 692 unidades vendidas ao mercado interno, em 2013, para 17 mil 541 no ano passado, crescimento de 162%. Isso fez da empresa a líder no mercado nacional de veículos Premium.
Hofmann e Tiago Lemes, diretor de vendas e de desenvolvimento da rede, crêem muito na hipótese de que o padrão de vendas será mantido este ano – e contam com os novos A4 para apoiar decisivamente esse objetivo. De acordo com eles a versão de entrada, Attraction, deverá ser a responsável por 40% a 50% do mix de comercialização.
“Nossas projeções não indicam crescimento”, contou Lemes. “Mas indicam que temos todas as condições de manter o patamar de 2015.”
Ele também observou o crescimento da frota circulante Audi no País: 32 mil 384 unidades em 2014, 43 mil 394 em 2015 e a projeção de 59 mil 509 para o fim deste ano.
A Launch Edition, aquela inicial, limitada a quinhentas unidades, realmente despertou curiosidade em função de seus equipamentos de série. Dispõe de Audi Drive Select e de Audi Virtual Cockpit, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema MMI com navegação, bluetooth e smartphone integrados, bancos de couro. Para mais gracinhas há o pacote Plus – e também os Assistance e o Tech, com Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e câmara de ré no primeiro e o Head up Display, keyless go e o fantástico som de Bang & Olufsen no segundo, com dezenove altofalantes.
O Audi Virtual Cockpit merece lembrança, na forma de uma tela de instrumentos TFT, de Transistor Film Technology, digital, de 12,3 polegadas, com informações apresentadas por meio de gráficos brilhantes, de alta resolução e cheio de pormenores. O motorista escolhe a forma pela qual quer receber as informações: a clássica, com mostradores circulares, ou de maneira infotainment.
O que reforça o Audi Virtual Cockpit é, sem dúvida, o Head up Display, que projeta informações no para-brisa, bem na altura do olhar do motorista, uma solução muito conveniente.
Com sensores de radares e de ultrassom, conectados a uma câmara frontal para conduzir o carro, o sistema ACC, de Adaptive Cruise Control, combinado com o Traffic Jam Assist, pode assumir a direção do carro em situações de congestionamento até 65 km/h: ajusta a direção e controla a velocidade de acordo com o fluxo do tráfego.
Os novos Audi A4 também são novos a partir de sua nova plataforma, a MLBEVO, que ficou prenhe de alumínios – uma das razões da redução de seu peso, na suspensão, por exemplo, de 6 quilos – e de aços especiais. Suas dimensões também cresceram, 4 m 73 de comprimento e 2 m 82 de entre-eixos, o que reflete no espaço interno: com relação à oitava geração, por exemplo, pernas e joelhos dos passageiros traseiros ganharam 23 mm a mais de e3spaço e conforto.
