Em destaque

Governo recua e mantém redução do IPI para veículos em 18,5%

Mercado esperava uma nova diminuição, para 33%, após anúncio de Guedes
Row of new cars in port.

São Paulo – O governo federal contrariou a expectativa do mercado em torno de uma nova redução do IPI, dos atuais 25% para 33% ao recuar e publicar, na sexta-feira, 1º, decreto que mantém por mais um mês a decisão anterior, de 25 de fevereiro, em que havia diminuído a alíquota aplicada aos produtos industrializados. No caso dos veículos, o desconto na alíquota segue em 18,5%.

Há exatamente uma semana o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciara nova redução do IPI, durante um evento. A fala gerou expectativa no setor, beneficiado com desconto menor no tributo, de 18,5%.

Até então, diante da diminuição de 8 pontos porcentuais na alíquota geral, a Agência AutoData pediu à Bright Consulting que realizasse levantamento com impacto no segmento caso essa mesma redução fosse aplicada aos veículos, elevando o desconto para 26,5%.

Procurado, o Ministério da Economia não justificou os motivos da decisão, embora razões políticas envolvendo a Zona Franca de Manaus possam ter interferido. Sua assessoria disse, apenas, que o decreto publicado manterá por mais trinta dias a diminuição do IPI em 25%.

O que, para o setor, significa 18,5% de redução. Segundo a Bright Consulting a medida deve gerar venda adicional de 150 mil veículos este ano.

WhatsApp Image 2026-05-28 at 13.52.25

Notícias relacionadas

quadrado_320x320
quadrado_320x320

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

quadrado_320x320