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15/12/2014

Ford quer participação de mercado de dois dígitos em 2015

Apesar de manter a quarta colocação no mercado brasileiro há muitos anos, a Ford não registra participação de mercado de dois dígitos desde 2010 – desde então sempre orbita ao redor dos 9%. Para 2015 o objetivo da montadora é justamente retomar patamar superior a 10% nas vendas de automóveis e comerciais leves.

Em 2010 o índice alcançado de 10,2%, mas recuou para 9,2% em 2011 e para 8,9% em 2012, recuperando-se para 9,4% em 2013.

Segundo Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford, o recuo na participação foi reflexo do processo de renovação da linha de produtos. “Quando optamos pela estratégia global sabíamos que isso poderia acontecer, mas agora que a linha está completa não teremos mais intervalos de produtos nem que aguardar elevação de curvas de produção. Para a Ford, 2015 será um ano cheio.”

No acumulado de 2014 até outubro a montadora registra participação de 9%, mas Ramos acredita que esse patamar deva ser minimamente elevado até dezembro. “Nos últimos dois meses deste ano já alcançaremos participação de dois dígitos”.

Uma das apostas da montadora para ampliar suas vendas, e consequentemente sua participação de mercado, é a linha do novo Ka, agora completa depois do lançamento do Ka+, nome da versão sedã, com motor 1 litro e do novo Ka com motor 1,5 litro, durante evento realizado na quinta-feira, 13, em Porto Feliz, SP.

“As versões completam a linha e chegam para competir em uma faixa de mercado que representa cerca de 60% das vendas do País.”

A previsão é que o segmento de entrada da Ford – composto pelo novo Ka, Ka+, New Fiesta e New Fiesta Sedan — responda por cerca de 22 mil unidades por mês. “Nosso maior patamar nesse segmento foi de 15 mil por mês, em 2011. Por isso estamos otimistas e acreditamos que 2015 será melhor.”

Apesar da retração do mercado neste ano, Ramos espera que 2015 seja mais estável e ainda que uma ligeira melhora ocorra nos números gerais até dezembro. “A média diária de novembro está em 14 mil unidades ante cerca de 13 mil do mês passado.”

O executivo, entretanto, não acredita que as vendas de novembro superem outubro, vez que a quantidade de dias úteis será menor, vinte – em alguns Estados dezenove, devido ao feriado da Consciência Negra na quinta-feira, 20 – ante 23 dias em outubro. “Mesmo assim há sinalização do interesse do consumidor em voltar a comprar e isso deve ser percebido com mais intensidade no ano que vem.”


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