A edição de maio da revista AutoData contém alta densidade de informação. Disponível para ler on-line (aqui) ou para baixar o arquivo PDF (aqui), a publicação traz em sua reportagem de capa a saga das principais multinacionais brasileiras do setor automotivo: Iochpe-Maxion, Marcopolo, Randoncorp, Tupy e WEG conseguiram superar dificuldades para tornarem-se gigantes internacionais, dentre as maiores do mundo em seus respectivos segmentos de atuação.
Também são temas deste mês as maiores fornecedoras de aço do País para fabricantes de veículos e de autopeças: Usiminas, Gerdau e ArcelorMittal. A reportagem trata do principal insumo da indústria automotiva, dos volumes consumidos, das perspectivas e de como as siderúrgicas influenciam pelos custos e também são influenciadas pelo setor automotivo, que induz a evolução para fornecer produtos de maior valor agregado, com alta resistência e baixo peso.
Por ter a maior participação no PIB industrial do País a indústria automotiva também deverá liderar e induzir o movimento de neoindustrialização lançado pelo governo por meio do NIB, Programa Nova Indústria Brasil, tema de mais uma reportagem especial desta edição.
A entrevista do mês From The Top também é bastante especial: conversamos com Evandro Maggio, o primeiro presidente brasileiro da Toyota do Brasil em 66 anos de história da companhia no País. Ele assumiu o posto em abril e contou como deve ser direcionado o maior programa de investimento da companhia em solo brasileiro, de R$ 11 bilhões até 2030. A versão em videocast do From The Top também pode ser acessada no canal de AutoData no YouTube (aqui).
Também nesta edição preparamos balanços sobre o Fórum AutoData de Caminhões e a Agrishow e falamos dos investimentos da Honda e Stellantis, além de apresentar a lista atualizada dos treze fabricantes de veículos leves que, juntos, tem programas em andamento que somam R$ 103,6 bilhões. Não esquecemos que a Nissan completou dez anos de produção em Resende, RJ, nem dos lançamentos do novo BYD Tan e do remodelado Toyota Corolla Cross.
Estas e outras reportagens você lê em AutoData de maio on-line (aqui) ou baixa o arquivo PDF da edição (aqui). Mês que vem tem mais!