AutoData - Iveco em nova opção: Tector Economy.
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18/12/2014

Iveco em nova opção: Tector Economy.

A Iveco aumentou a família de caminhões Tector com o lançamento do 150E21 Economy 4×2 na terça-feira, 18. O veículo, destinado às operações urbanas e interurbanas de curtas e médias distâncias, chega para disputar o segmento de 15 toneladas, no limite da categoria de médios. De acordo com a fabricante, esta representa fatia de 15% do mercado, ou quatro mil unidades por ano. Com a novidade a Iveco espera alcançar participação de 10% já no fim do próximo ano, com quatrocentas unidades vendidas.

“Os caminhões médios respondem muito às demandas do varejo e não enxergamos muito crescimento na categoria”, observa Christian Gonzalez, diretor de marketing da Iveco. “Mas se trata de um caminhão versátil, completo e projetado para realmente entregar o melhor desempenho do segmento.”

Com o caminhão a fabricante busca pequenos e médios frotistas, autônomos em geral que frequentemente também trabalham como operadores do veículo. “É um público mais exigente, muito dependente da disponibilidade do veículo. Precisa de um caminhão resistente, econômico e de baixo custo de manutenção.”

Segundo a fabricante o projeto buscou equilíbrio de custo e conforto, mas com muita atenção à economia de combustível. Na prática significa que o Tector 150E21 Economy traz um conjunto intermediário, com suspensão na cabine, volante regulável, banco bipartido, revestimentos internos mais agradáveis ao toque e o ar-condicionado – este, opcional. A Iveco, baseada em testes em aplicações urbanas com o veículo totalmente carregado, garante que a novidade proporciona 10% de redução de combustível se comparada ao líder do segmento de 15 toneladas.

Para alcançar o resultado anunciado o Tector Economy ganhou novo motor da FPT, o N45, desenvolvido especialmente para o projeto, com 206 cv e 720 Nm de torque. O que a engenharia fez foi aumentar a capacidade volumétrica do motor de quatro cilindros da geração anterior, de 3,9 litros para 4,9 litros. “Mesmo que tenhamos elevado potência e força, conseguimos preservar o consumo”, assegura Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT. “O projeto teve como norte garantir rentabilidade em curtas e médias distâncias.”

O novo Tector já se encontra na rede da Iveco e em operação, caso do Atacadista Martins. O preço varia de acordo com a configuração escolhida, em torno de R$ 155 mil.


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