São Paulo – A Hyundai passou a integrar o Hub-EC, Hub de Economia Circular Brasil, o primeiro na América Latina que busca unir empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular. A empresa, com sede em Piracicaba, SP, é a primeira do setor automotivo a fazer parte do hub, que conta com integrantes como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plástico.
A ideia do ecossistema é explorar oportunidades em parceria e desenvolver sistemas conjuntos de economia circular, com foco em novos materiais e descarbonização. No caso da Hyundai algumas iniciativas adotadas em Piracicaba já foram apresentadas aos demais sócios, como o reaproveitamento de resíduos do produto selante usado nas pinturas das carrocerias para fabricação de artigos poliméricos, como antiderrapantes, e a transformação de bitucas de cigarro descartadas em massa celulósica por meio de um processo pioneiro de reciclagem, com tecnologia brasileira.
O compartilhamento de projetos do tipo com o Hub-EC, por meio de relações de confiança e transparência para manter a confidencialidade dos processos internos de cada empresa, ajudará a potencializar o ciclo reverso dos materiais, que dificilmente seria feito de forma isolada. Há em andamento projetos para fortalecer a cadeia reversa do plástico filme e de linha branca, por exemplo.
A Hyundai tem como objetivo alcançar o net zero até 2045.