São Paulo – Em apresentação aos acionistas na quarta-feira, 21, o Grupo Volkswagen informou que está mudando a sua direção e passando a privilegiar a rentabilidade sobre o volume de vendas. O CEO Oliver Blume divulgou que a companhia elevou sua expectativa de retorno sobre as vendas de 9% para 11% até 2030, com um crescimento nas vendas de 5% a 7%, em média, até 2027.
“Nosso novo modelo de direção é baseado nos princípios de lucratividade, custos fixos mais baixos e investimento disciplinado”, disse Atno Antilitz, CFO e COO do Grupo VW. “Historicamente nossa empresa sempre tentou aumentar a lucratividade por meio do crescimento de volume, e tivemos sucesso com essa estratégia. No entanto estamos convencidos de que a transformação da nossa indústria em direção à eletromobilidade e à digitalização requer uma nova abordagem. É por isso que introduzimos um modelo de direção baseado em grupos de marcas fortes e plataformas tecnológicas para elas. Ele prioriza a criação de valor sustentável e rentável sobre o crescimento do volume.”
As marcas do grupo – Volkswagen, Audi, Seat, Skoda – terão autonomia para identidade, estratégia e metas financeiras próprias. Porém todas com foco em melhorar o desempenho em termos de margens, mix de produtos e características dos veículos, podendo explorar melhor os serviços de mobilidade, um aliado no aumento da rentabilidade.
Haverá também um reposicionamento em nível regional: China e América do Norte estão no foco de crescimento da empresa, já bem consolidada na Europa e na América do Sul.