São Paulo – Em operação desde 2016 a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, SP, alcançou a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Ao longo destes sete anos foram produzidos 716 mil motores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, que equipam Yaris e Etios. Em 2019 a lista cresceu e incluiu a linha do Corolla sedã e, em 2021, ganhou o Corolla Cross, somando 280 mil unidades.
Desde setembro do ano passado a unidade exporta motores para os Estados Unidos e contabiliza, até o momento, 17 mil unidades embarcadas. Atualmente o motor híbrido utilizado no Corolla Cross vem de fora, mas, futuramente, a montadora pretende fabricar no local a tecnologia híbrida flex a fim de equipar o novo modelo compacto que receberá aporte de R$ 1,7 bilhão para ser fabricado em Sorocaba, SP, a partir do fim de 2024.
A unidade de Porto Feliz é a mais nova das dezesseis fábricas de motores da Toyota e é a única a produzir na América Latina. Com 655 funcionários opera em três turnos para usinagem e fundição e dois na montagem dos motores. Neste segundo semestre a planta iniciará a preparação e a produção de componentes para a Hilux na Argentina. Há o objetivo de começar a fabricação de componentes do chassi do Corolla sedã e do Corolla Cross.