Pioneira entre as montadoras no país, a marca celebra três anos do programa de carros por assinatura Volkswagen Sign&Drive, que já tem 70 mil veículos em sua frota. De Polo Track a ID.4
Não são poucas as vantagens dos programas de assinaturas de carros, o que tem implicado em um dos segmentos que mais cresce no mercado automotivo do país. De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Veículos (ABLA), o setor registrou um aumento de 30% em 2022 em comparação ao ano anterior. Neste ano, quem oferece um dado relevante é o Google, que apurou crescimento de 20,3% nas pesquisas sobre esse tipo de serviço.
Os carros por assinatura transformaram-se em um business tão vultoso que as próprias montadoras ensejaram unidades de negócio com esse propósito. A Volkswagen que o diga. O Volkswagen Sign&Drive, criado em novembro de 2020 pela parceria entre a montadora e a Volkswagen Financial Services, foi pioneiro na criação de um programa de marca. Três anos depois, o intuito é continuar expandindo os serviços, como a recém-criada oferta do ID.4, primeiro modelo totalmente elétrico da marca no Brasil e que só pode ser “adquirido” por intermédio do VW Sign&Drive.
Em um mundo cada vez mais conectado, com um consumidor que busca soluções de mobilidade inteligentes, é altamente digitalizado ao executar seus hábitos de consumo e que busca simplificação nas operações – inclusive na obtenção de crédito –, o carro por assinatura aparece como opção cada vez mais robusta. E melhor ainda para quem foi protagonista nesse negócio.
O programa simboliza a estratégia de posicionamento da própria marca no país. Quando foi pioneira na criação desse programa, a Volkswagen já pretendia ser vista como uma marca que oferece soluções de mobilidade. O cliente pode comprar ou locar um carro, de acordo com sua necessidade e preferência.
O programa é gerenciado pela LM Soluções de Mobilidade, empresa de gestão de frotas e locação de veículos controlada pela VWFS Brasil, que conta atualmente com frota de 70 mil veículos. Concebido para proporcionar uma jornada online de apenas seis passos até a assinatura, que prioriza o mobile e é centrada na experiência do cliente, o programa elimina burocracia e torna o processo de contratação ágil e descomplicado.
Mas a ambição para o futuro não é pequena. “Queremos triplicar o portfólio ativo até 2024. As vendas no primeiro semestre deste ano já ultrapassaram o volume total do ano passado”, comemora Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS Brasil.
O executivo lembra que a chegada do ID.4, que tem o VW Sign&Drive como solução exclusiva, é um dos fatores para apontar esse forte crescimento. “Estamos focando na oferta certa de produtos, publicidade e jornadas digitais, considerando o perfil ultra digital dos nossos clientes – 80% dos brasileiros com 44 anos ou menos”, afirma. Mas não o único. Modelos mais acessíveis, como o Polo Track, que pode ser locado por cerca de R$ 2 mil mensais, tendem a multiplicar rapidamente a base de clientes.
Com contratos de assinatura flexíveis de 12, 18 ou 24 meses, o cliente pode escolher o veículo que deseja (inclusive a cor) e a quilometragem que vai percorrer mensalmente. O carro será entregue com documentação completa, taxas pagas, seguro e manutenção preventiva incluídos. O serviço está disponível em todo o Brasil e pode ser adquirido online ou em uma concessionária da marca.